Fundada em 199, por imigrantes japoneses, a Cooperativa Agrícola de Guatapará (COAG), referência na produção de ovos em São Paulo, encontrou na energia solar a solução para reduzir custos e garantir previsibilidade financeira. Foi assim que surgiu a parceria da COAG com a LAS!
Reconhecida como um dos principais polos de produção comercial de ovos, a COAG se destaca pela produção de ovos “in natura” e pasteurizados. A responsabilidade da cooperativa é abastecer o mercado com produtos de alta qualidade.
Nos últimos anos, sob a liderança de Emilio Shin Ichi Watanabe, a COAG enfrentou um desafio importante: reduzir os custos operacionais e garantir previsibilidade financeira em um cenário de crescentes custos de energia. A solução encontrada foi investir em energia solar fotovoltaica, marcando uma nova fase para a Cooperativa.
Confira, ao longo do texto, os detalhes do projeto elaborado pela LAS para a Cooperativa Agrícola de Guatapará!
Como surgiu a parceria da COAG com a LAS?
A partir do objetivo de redução de custos, a COAG procurou a LAS para a implementação de um sistema de energia fotovoltaica. Após uma análise rigorosa de diversas propostas, a Cooperativa optou pela empresa que apresentou a solução mais completa e eficiente para suas necessidades.
Foram 23 orçamentos e várias rodadas de equalizações e negociações até que a LAS foi oficialmente escolhida por unanimidade entre os diretores da COAG.
A opção pela LAS se deu devido à sua proposta técnica que elevava o patamar da Cooperativa e à segurança financeira oferecida, conforme exigido pelo departamento jurídico da empresa.
O projeto fotovoltaico instalado pela LAS incluiu o moinho e o benefício. Com um total de 773 módulos solares de 380 Wp, o sistema atinge uma potência instalada de 293,74 kWp, capaz de gerar 33 MWh de energia por mês. Isso se traduz em uma economia superior a R$ 28.000,00 mensais, reforçando a sustentabilidade financeira da Cooperativa.
O projeto incluiu soluções criativas para a instalação. São eles:
- Redução da temperatura nos barracões: as placas no benefício foram instaladas sobre o telhado. Assim, as temperaturas foram reduzidas a fim de garantir um ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores;
- Estrutura do moinho: a estrutura de sustentação dos painéis foi projetada de forma a garantir a praticidade e a eficiência das operações. Ela foi feita sobre a balança de caminhões, incluindo passarelas próprias para manutenção.
Relação de confiança
A parceria entre a COAG e a LAS vai além da esfera técnica, e a relação de confiança e respeito mútuo entre as empresas foi fundamental para o sucesso do projeto.
Inclusive, Junior e Emilio Shin Ichi Watanabe se tornaram grandes amigos durante o processo, reforçando a importância do desenvolvimento em conjunto de ambas as partes!
Para a LAS, este projeto tem um significado especial, carregando não só a excelência técnica, mas também o carinho e respeito pela COAG e sua história.
Por que escolher a energia solar?
Você já conhece as vantagens da energia solar?
- Redução de custos operacionais: geração de energia limpa e renovável, diminuindo despesas com eletricidade;
- Sustentabilidade ambiental: contribuição para a redução da emissão de gases de efeito estufa;
- Retorno financeiro: projetos bem dimensionados que garantem rápida amortização e ganhos a longo prazo.
Saiba mais sobre as vantagens da energia solar aqui.
Seja um parceiro da LAS!
Se você, assim como a COAG, busca soluções inovadoras para otimizar seus processos e reduzir custos, entre em contato com a LAS.
Nossa equipe está pronta para desenvolver um projeto de energia solar personalizado para atender às suas necessidades.