A energia solar é uma das fontes mais populares em todo o mundo. Porém, justamente por depender da luz do sol, muitas pessoas têm dúvidas se ela é eficaz durante a noite.
Os painéis fotovoltaicos, de fato, não conseguem captar a luz solar durante a noite. No entanto, existem duas soluções simples para contornar esse tipo de problema: a utilização de baterias ou a conexão do sistema à rede distribuidora.
Entenda, no texto a seguir, o que acontece com o sistema fotovoltaico durante o período noturno.
Como funciona o sistema de energia solar

O Brasil alcançou um marco histórico em 2024, registrando um acréscimo de 10,9 gigawatts (GW) na matriz de geração elétrica. Este foi o maior crescimento já registrado desde 1997, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demonstrando o aumento da preferência dos brasileiros por essa solução.
A energia solar funciona a partir de sistemas fotovoltaicos que transformam a luz do sol em energia elétrica para atender ao consumo de casas, empresas e propriedades em geral.
Ao receber a luz solar, o painel a transforma em energia por meio do efeito fotovoltaico. O inversor solar adapta a corrente elétrica (de CC para CA) para que a eletricidade possa ser distribuída.
Para que essa conversão da radiação solar em energia elétrica seja realizada de forma mais eficiente, o ideal é que a luz solar incida diretamente nas células fotovoltaicas. Assim, quanto maior a incidência direta nos painéis solares, maior será a geração de energia.
A posição ideal para as placas solares é aquela em que não há áreas com sombra. Por esse motivo, grande parte dos painéis é instalada nos telhados dos imóveis.
Como aproveitar a energia durante a noite
Para não ficar sem energia durante a noite, existem duas opções de sistemas. Uma delas é o on grid, que é quando os painéis fotovoltaicos estão conectados à rede da distribuidora.
Neste modelo, a produção de energia nos painéis fotovoltaicos não abastece diretamente o imóvel, mas sim a rede distribuidora. Em troca, o proprietário recebe créditos que podem garantir uma economia de até 95% na conta de luz.
Já os sistemas off grid são isolados da rede e utilizam baterias para armazenar a energia que será consumida durante a noite. Vale ressaltar que, neste modelo, existe o risco de a energia gerada durante o dia (por exemplo, em dias nublados) não ser suficiente para atender à demanda noturna. Por outro lado, garante a independência energética do imóvel.
Existe também o sistema híbrido, que mescla o on grid com o off grid. Sua principal característica é a capacidade de armazenar energia por meio de baterias solares, ao mesmo tempo em que está conectado à rede.
Benefícios de investir em energia solar
Como vimos, o fato de o painel fotovoltaico não produzir energia durante a noite não impede que o proprietário tenha vantagens na utilização do sistema.
Um dos maiores benefícios é a redução no valor da conta de luz, afinal, com o sistema alimentando o imóvel, o uso da energia elétrica da distribuidora se torna desnecessário.
Outro benefício é a durabilidade. O sistema fotovoltaico tem uma vida útil de mais de 25 anos, garantindo que o equipamento seja aproveitado por muito tempo após o investimento inicial. Vale destacar que os painéis exigem pouca manutenção.
Além de ser sustentável, a energia solar é uma operação silenciosa, ou seja, não emite ruídos para funcionar. Isso garante o conforto acústico na propriedade.
Economize com a LAS!
Fundada em Ribeirão Preto (SP), a Latin America Solar (LAS) nasceu da visão de pioneiros com mais de 40 anos de experiência em energia verde. Nesse sentido, a energia solar representa uma revolução em eficiência energética e sustentabilidade para as empresas.
Ao investir em painéis fotovoltaicos, a organização pode economizar até 95% na conta de luz. A LAS utiliza equipamentos da WEG, líder em inovação solar, garantindo qualidade e durabilidade, mesmo em diferentes condições climáticas.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento.